cabecera-julho

Saudação do presidente

Caros amigos:

Neste mês de julho, mês de férias em alguns países, continuamos com intensa atividade para que a cooperação seja um guia no nosso trabalho diário no setor do turismo.

Participamos ativamente do IV Congresso Internacional sobre "Peregrinações como promotoras do turismo global".

Estamos a preparar uma série de ações de implementação de projetos e recrutamento de Membros Protetores que nos ajudarão a fazer da ASICOTUR uma referência no desenvolvimento do turismo.
Alejandro-Rubín-fondo-blanco-2
Mais uma vez, incentivamos você a transferir ações de sua atividade profissional que comunicaremos através de www.asicotur.com e nas redes sociais.

Muito obrigado.
Com os melhores cumprimentos,

Alejandro Rubín

Com participação bem-sucedida dos associados, foi realizada a Assembleia Geral anual da ASICOTUR.

No dia 30 de junho aconteceu a Assembleia Geral ordinária da ASICOTUR com grande presença de associados, de 22 países diferentes, na qual foram abordados diversos temas corporativos e estratégicos.

O presidente da ASICOTUR, Alejandro Rubín, apresentou um extenso relatório sobre as ações realizadas pela associação durante o último ano, analisando os projetos em desenvolvimento, como os Caminhos de Iniciação ao Caminho de Santiago, que estão tendo uma recepção favorável.
Os resultados da 1ª Conferência Internacional de Cooperação em Turismo, organizado pela ASICOTUR, também foram discutidos no encontro, onde vários membros da assembleia destacaram a qualidade das questões e debates que surgiram, bem como a importância dos projetos que foram apresentados à competição como forma de ter em mente os diferentes atores da cooperação turística internacional.
Após a aprovação das contas anuais do exercício de 2021, apresentadas pelo tesoureiro José Carlos de Santiago, foi transferido à Assembleia o Plano de Actividades para 2022, que, de forma sucinta, inclui, entre outras acções, a realização de 12 acções de formação, 4 oficinas de formação turística, 7 participações em diferentes eventos, 12 boletins mensais, publicados em espanhol e português.
Imagen 1
Entre os objetivos da ASICOTUR para 2022 está a realização de três projetos de cooperação, cinco acordos de colaboração, 60 publicações na imprensa e atingir o número de 100 associados. Tudo isso, juntamente com o Orçamento correspondente para 2022, foi aprovado pela Assembleia.

A Assembléia foi informada da mudança, a seu pedido, da até então diretora Emilia Padín, por Ana Belén Fernández Seijas.

Da mesma forma, a Assembléia Geral discutiu as mudanças no Conselho de Administração, que ficou assim composto: Alejandro Rubín Carballo, presidente; Jesús Ares Vázquez, vice-Presidente; Manuel Mora Lourido, secretário-geral; José Carlos de Santiago, tesoureiro; e os vocais: Yassin Amuji, Verónica Napuri Peirano, Mª del Carmen Pardo López, Gilmar Piolla, Ricard Ramírez, Lucy Valenti, Pablo Rivera Búa e Rafael Roldán Muñoz.
cabecera-julho-catalina
Catalina Martinez Asumu é uma profissional da indústria do turismo com muitos anos de experiência no setor. Licenciado em Turismo Internacional pela Universidade de Ramón Llull em Barcelona, ​​​​Mestrado em Administração e Gestão de Empresas de Turismo.
Catalina Martínez, que fala oito idiomas, especializou-se em marketing de destino, tem amplo conhecimento do turismo MICE e também tem uma vasta experiência em cadeias hoteleiras de prestígio como Iberostar, Ritz Carlton, Sol Meliá, Seaside Hotels, Hilton International e Jumeirah.

Atualmente, Catalina Martínez Asumu é Secretária de Estado do Turismo do Ministério da Cultura, Turismo e Promoção do Artesanato da Guiné Equatorial, e tamén é delegada da ASICOTUR no referido país africano.
-Quais são as atividades de cooperação que desenvolveu enquanto chefiava a Secretaria de Estado do Turismo, no seu país, Guiné Equatorial?
- Na qualidade de Secretária de Estado responsável pelo Turismo e, nesta matéria, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, celebrámos diversos acordos de cooperação com países amigos em matéria de formação; organização de treinamentos e seminários, bolsas de estudo no exterior, entre outras ações. A nível cultural, a celebração de festivais costumbristas, isenção de visto para alguns países, promoção e visibilidade turística em geral.

- Que ações importantes de promoção internacional e desenvolvimento do turismo doméstico você pretende realizar para reativar o turismo em seu país?
- A principal ação, que terá início em fevereiro de 2023, será a abertura do país através da implementação do visto On-Line. Da mesma forma, criaremos um Gabinete Nacional de Turismo, onde daremos formação constante a todos os intervenientes do setor. Prevemos ainda a organização de viagens de familiarização, todas enquadradas num plano estratégico que inclui também a criação de um plano de media e o desenvolvimento de uma página web específica, a organização de uma série de eventos com repercussão a curto prazo e, claro, a participação em feiras internacionais como TTG em Rimini, FITUR em Madrid, ITB em Berlim, WTM em Londres e Luxury Travel Market em Dubai.

- Em relação ao visto e passaporte online que vai implementar no seu país no início de 2023, que benefícios diretos trará à população local e aos potenciais turistas?
- A implementação ajudará a facilitar a entrada e chegada dos primeiros turistas com apenas um "CLIQUE". Com esta expressão quero dizer que com um clique os investidores poderão descobrir oportunidades de negócio e investimento na Guiné Equatorial; Com um clique, o turista
acessará aquele atrativo da Guiné Equatorial para conhecer sua flora e fauna (elefantes, leopardos, gorilas, tartarugas, aves endêmicas, baleias, etc.), riquezas naturais, ilhas paradisíacas, gastronomia, história... , com um clique eles descobrirão uma Guiné Equatorial acolhedora, natural e segura para todos: um país cheio de joias para descobrir. E, sem dúvida, ajudaremos a criar empregos, diversificar a economia, revalorizar nossa cultura e fazer os investimentos feitos lucrativo pelo governo da Guiné Equatorial.

- Você que conhece a importância do setor público e da cooperação internacional, como acha que a ASICOTUR pode apoiá-los nesta área?
- O trabalho da Associação Internacional para Cooperação em Turismo (ASICOTUR) é de especial importância para a Guiné Equatorial, onde projetos reais podem ser estabelecidos de acordo com o conhecimento e experiência consolidada da ASICOTUR.

- Que projetos de cooperação turística internacional considera viável realizar com a colaboração da ASICOTUR na Guiné Equatorial?
- Existem vários projetos que estamos a tratar com a ASICOTUR e que têm viabilidade para lançar num futuro próximo. Por exemplo, o desenvolvimento de um Caminho Iniciático ao Caminho de Santiago na Guiné Equatorial que, como catalisador da promoção do turismo religioso no meu país, difunde os valores do Caminho de Santiago, mas de acordo com a nossa história, cultura e tradição.
Por outro lado, há o desenvolvimento de projetos de cooperação, com a colaboração da ASICOTUR, com outros destinos para simplificar os planos de promoção da Guiné Equatorial e, finalmente, criar sinergias ou joint ventures com o setor privado (TT.OO., viagens, charters , etc…), para atrair visitantes à Guiné Equatorial.
202106 Banner-Visit Argentina

Noticias

noticia-29-julio
Reunión mensual de Asicotur
29 julio 2022
Delegados de 15 países diferentes asistieron ayer una vez más a la reunión mensual de Asicotur para abordar temáticas que son el núcleo central y...
noticia-21-julio
Entrevista a Rogelio Martínez realizada por Caribbean News
21 julio 2022
Caribbean News Digital entrevistó a Rogelio Martinez Gonzalez, Director Gerente de Expourense, uno de nuestros Socios...
noticia-16-julio
ASICOTUR presente en el IV Congreso Internacional sobre las peregrinaciones
18 julio 2022
Asicotur estuvo presente en la IV Congreso Internacional sobre las peregrinaciones...
noticia-9-julio
Ricardo Sosa, Socio de Honor de ASICOTUR, participando en la reapertura de un importante espacio porteño
13 julio 2022
Nuestro Socio de Honor participando en un acto importante para el desarrollo del turismo...
noticia-7-julio
Reunión de Ministros de Turismo de la Organización Mundo Maya (OMM)
7 julio 2022
La Organización Mundo Maya es un ejemplo de cooperación turística. En su reciente encuentro en Honduras nuestra Delegada...
noticia-4-julio
Reunión de seguimiento trimestral con INPROTUR
4 julio 2022
Certificación trimestral con el INPROTUR, en el marco de nuestro Convenio de Colaboración. Nuestros infinitos agradecimientos a...
www.asicotur.com
facebook linkedin